Empreendedorismo feminino, Venda semijoias e bijuterias

8 técnicas de vendas para você aplicar e vender mais

Vender é um desafio, ainda mais quando há bastante concorrência. Para garantir que o seu produto seja o escolhido entre as demais opções, é preciso usar técnicas de vendas que vão atrair mais pessoas, que depois podem virar clientes.

As técnicas de venda são estratégias para estabelecer uma abordagem e comunicação mais eficazes. Recorrer a elas em sua rotina pode ajudar na aproximação do cliente e facilitar a venda. Então, vamos conhecer ao menos oito delas.

Índice

1. Conheça bem o produto

2. Venda uma solução

3. Estabeleça uma relação de confiança com a cliente

4. Lide com as objeções das clientes

5. Exercite a escuta ativa

6. Personalize o atendimento

7. Seja flexível

8. Foque no benefício do seu produto

1. Conheça bem o produto

É preciso que o vendedor saiba todas as características, as vantagens e os diferenciais do produto que vende, principalmente no caso de semijoias e bijuterias, que têm muitos detalhes para diferenciar.

Por isso, o melhor é estudar o produto e também experimentá-lo em seu dia a dia.

Ao fazer isso, fica mais fácil validar a qualidade do produto. E vai permitir que você saiba os pontos positivos e os negativos, assim como que você explique detalhes do produto e ensine como usá-lo.

Isso por si só já é um diferencial. Você não vai estar apenas vendendo, mas dando uma consultoria sobre o produto. O seu público logo vai perceber que não se tratar apenas de vender, mas de acreditar na qualidade dos produtos.

Agora é só comunicar sua experiência de uso à sua potencial cliente. Pode ser de forma direta, em uma conversa particular, ou indireta, compartilhando nas redes sociais suas opiniões com vídeos, fotos e textos. Use a criatividade para encontrar o seu jeito de passar a mensagem!

2. Venda uma solução

Se o foco estiver na utilidade do produto e não no produto propriamente, as chances de convencer são maiores.

Isso porque a ideia que passa é a da transformação que o produto vai fazer na vida da cliente. Um belo par de brincos pode mudar até a autoestima, não é verdade?

Para descobrir quais soluções o seu produto oferece, é preciso experimentar o item. Daí a importância de conhecê-lo bem, como dissemos no tópico anterior.

3. Estabeleça uma relação de confiança com a cliente

Relação de confiança

Aja como uma vendedora, mas lembre-se de pensar como uma cliente. Que tipo de relação é necessária estabelecer com a vendedora para fechar uma compra com ela?

A confiança é um dos pilares fundamentais que deve haver em toda relação de compra e venda. Pense que o consumidor tem uma necessidade que precisa ser solucionada, ele está em busca de algo útil para ele.

Por isso, seja honesta com seu público e ganhe a confiança dele gradualmente, com sinceridade e entrega de soluções que transformam.

4. Lide com as objeções das clientes

É normal que durante o processo de venda ouvir muitos “nãos”. É preciso escutar a negativa e tentar entender realmente a conversa.

Tenha em mente que se você souber características do seu público, vai ser mais fácil evitar o “não”. Além disso, essas particularidades são dados que podem ajudar na negociação.

Não desanime. Em vez disso, ouça com atenção o argumento da cliente e apresente soluções viáveis para lidar com o empecilho. Dê tempo a ela para analisar as variáveis.

Não empurre uma venda, atraia boas clientes. E saiba o momento de parar, as atitudes intrusivas são pouco toleradas hoje em dia.

Leia e entenda por que vale a pena trabalhar com revenda de semijoias e bijuterias.

5. Exercite a escuta ativa

As vendas duplicam, as clientes aumentam e a vendedora começa a pensar que não precisa melhorar nada. Não é por aí.

O seu público tem as respostas que você precisa. Questione, provoque e peça sugestões a suas clientes para saber onde melhorar. As redes sociais podem ajudar muito, com enquetes rápidas para obter dados reais.

Esteja sempre aberta a dicas, conselhos e críticas construtivas. Procure também informação online confiável para elaborar estratégias de venda.

6. Personalize o atendimento

Atendimento personalizado

O atendimento personalizado deve ser mantido quando a venda for presencial. Crie uma relação amigável com suas clientes e use isso a seu favor para vender mais, oferecendo um atendimento diferenciado e atencioso.

7. Seja flexível

Se sua cliente está precisando de algum auxílio para fechar a negociação e você pode fazer isso sem se prejudicar, abra essa exceção. Assim, você flexibiliza a negociação e ganha pontos na confiança.

Porém, analise toda a situação. Não vale a pena manter em sua cartela de clientes pessoas que te prejudicam financeiramente. O processo de venda deve trazer resultados positivos para ambas as partes.

8. Foque no benefício do seu produto

Apresente os benefícios que o seu produto oferece! Não se limite a falar das características específicas que o item possui, mas aponte os motivos que as pessoas possuem para comprá-lo.

Sempre faça a propaganda do seu produto listando os benefícios, as vantagens e as particularidades do item, isso ajuda a diferenciá-lo.

Gostou? Acha que essas técnicas podem te ajudar? Então, acesse o nosso site e escolha suas peças para revenda agora! Acompanhe também nossas publicações no perfil @miss.aacessorios.