Acessórios, Cuidados semijoias e bijuterias

Alergia a bijuterias e semijoias: como identificar e o que fazer?

Você escolhe a peça perfeita e… de repente, percebe que tem alergia a bijuterias! É muito fácil identificar e saber o que fazer após descobrir a reação na pele. Os sinais normalmente são bem claros e a retirada da peça costuma melhorar depois de um tempo.

Mas mesmo que seja um processo desanimador, não perca as esperanças. Afinal, depois que você entender mais sobre o assunto verá que existem alternativas para não abrir mão dos acessórios.

Índice

1. O que são as alergias causadas por bijuterias e semijoias e como identificar?
2. As causas para as alergias e como prevenir
3. Existe tratamento para esse problema?

O que são as alergias causadas por bijuterias e semijoias e como identificar?

As alergias são reações da pele diante de uma substância que é tida como uma ameaça. Depois de um tempo em contato com as peças, as células absorvem as substâncias da bijuteria, o que gera uma resposta imunológica.

Por isso, ficamos com sintomas específicos, como inchaço, vermelhidão e coceira.

Os profissionais classificam como dermatite de contato. Isso faz com que se torne bem fácil identificar quando temos alergia a algum material, já que em certo período os sintomas começam a aparecer.

Leia também: Semijoias, mitos e verdades que você precisa saber.

As causas para as alergias e como prevenir

A frequência dos casos de alergia em bijuterias e semijoias é na maioria das vezes causada pelo níquel.

É uma substância que faz parte da estrutura das peças antes do banho com metais nobres. Isso quer dizer que as peças são compostas por ele e depois banhadas a ouro ou prata.

Outros elementos como cromo e cobalto também podem gerar a resposta alérgica no nosso corpo. Por causa disso, uma vez que você identificar o elemento que traz essa reação, pode prevenir por meio do uso de peças com acabamentos diferenciados.

Chokers folheada a ouro, com dupla camada de verniz e cristal com banho de anodização na cor dourado.

Chokers folheada a ouro: dupla camada de verniz e cristal com banho de anodização na cor dourado.

Por exemplo, bijuterias que tenham um acabamento de maior qualidade, banhos de metais preciosos e duplas coberturas.

Isso quer dizer que se você sofre com alergia a bijuterias, não significa que só possa usar joias valiosas e de custo pouco acessível.

Na verdade, existem, sim, alternativas, basta encontrar o fabricante certo e investir. A Miss.A Acessórios fabrica suas peças, bijuterias e semijoias. E mesmo as peças que vêm de fora recebem um acabamento todo especial.

Existe tratamento para esse problema?

A solução imediata para sinais de alergia são retirar o produto do contato com a pele.

Aplicação medicamento para alergia

Caso seja grave, talvez seja o caso de buscar atendimento médico. Isso porque a alergia tem fases: aguda, subaguda e crônica. O ideal é procurar um profissional para recomendação de medicamentos de acordo com a fase e elemento causador da dermatite.

Além disso, a recomendação é evitar as peças durante o tratamento e claro, depois dele, para evitar novas reações.

Bracelete Semijoia

Bracelete Semijoia: folheado a 10 milésimos de ouro e dupla camada de verniz italiano.

Porém, para não deixar de investir nos acessórios que você gosta, opte por peças com acabamento reforçado, que reduzam as chances de reações na pele. Você pode comprar com uma amiga algumas peças e fazer pequenos testes.

Outra opção é tentar encontrar alternativas de peças hipoalergênicas ou níquel free. Nesse caso, a dificuldade seria apenas encontrar variedade de produtos que satisfaça seu gosto pessoal.

Alergia a bijuterias e acessórios pode deixar as amantes de acessórios um tanto quanto chateadas. Afinal, acaba reduzindo as chances de usar peças, porque precisa ter atenção às especificações do material.

Porém, uma vez que você conhece seu corpo e as reações, pode pesquisar diretamente o que faz melhor para sua pele.

E agora que você entende melhor o assunto, que tal conhecer nossas peças? Na descrição de cada semijoia ou bijuteria explicamos detalhes sobre o acabamento que podem fazer toda a diferença.