Moda, Tendências

Anel solitário: entenda por que é o acessório mais usado no mundo

Não, o anel solitário não é aquele que fica sozinho no seu nécessaire. Talvez não tenha ouvido esse nome, mas já viu um anel desse tipo.

Trata-se dos modelos clássicos que possuem como protagonista uma pedra de zircônia ou diamante, linhas delicadas e é muito usado por noivas.

Índice

1. Conheça a história por trás do anel solitário

2. Conheça os tipos e como usar cada um

3. Apenas noivas podem usar esse tipo de anel?

Conheça a história por trás do anel solitário

Já adiantamos que não é apenas uma história que nos fala sobre a origem desse tipo de anel, porque muitas culturas mantiveram essa prática de usar o acessório no dedo anelar.

Primeiro, há uma tradição egípcia, povo que acreditava que os anéis no dedo anelar representam melhor o amor por conta de uma veia no dedo que vai em direção ao coração.

História anel solitário

Outros dirão que se trata de um arquiduque que mandou fazer um anel com uma grande pedra, porque queria simbolizar o grande amor que sentia pela mulher com quem iria se casar.

A ideia é que ela utilizasse no dia do casamento o acessório no dedo anelar. Veja alguns modelos disponíveis, como o Anel Prata Solitário Zircônia Grande.

E mais perto dos nossos dias, temos a história de que uma loja moldou esse tipo de anel e criou a tradição para que mais modelos com pedras preciosas fossem vendidos.

Seja qual for a origem verdadeira, o fato é que é um clássico dos acessórios femininos e nos remete às relações românticas.

Leia também: Acessórios com pedras: em quais ocasiões usar?

Conheça os tipos e como usar cada um

Para ser classificado como um anel solitário é preciso que o modelo seja simples, liso e fino.

Normalmente temos o tipo em ouro e ouro branco, sendo prata pouco usado. Um diamante finaliza a estética desse tipo de peça, que se transformou em anel de noivado para muitos.

Assim, ele costuma ser usado antes da aliança propriamente dita e depois passa a se tornar o aparador dela. Trocando, dessa forma, da mão direita, no período de noivado, para a mão esquerda, após o casamento. Daí o costume de usar sozinho, ou solitário, por um tempo.

Noiva com anel solitário

É comum em outras culturas, como os EUA, que as noivas não usem aliança até o dia do casamento, sendo o anel o indicativo do seu estado atual. Fica a seu critério usar ou não com aliança até o dia do casamento e sem dúvidas pode continuar usando depois.

Apenas noivas podem usar esse tipo de anel?

As pessoas estão livres para escolher o uso do acessório, mas é sempre interessante entender a sua finalidade, conhecer a tradição.

Então, o ideal é que o anel solitário seja usado por noivas, como dissemos, sozinho ou acompanhado da aliança.

Outro ponto interessante é que se torna uma alternativa para presentear em aniversário de casamento ou outras datas importantes para o casal. De toda forma faz parte da história dos dois.

Você já conhecia a história e o uso do anel solitário? É uma peça muito rica esteticamente e com muita história para contar. Além disso, existem muitas opções em materiais que são mais viáveis financeiramente, ajudando a ter o efeito desejado sem ter de pagar caro.

Se gostou, entre no site da Miss.A Acessórios e confira todas as peças! Existem solitários em dourado ou prateado, com acabamentos lindíssimos e o brilho infalível da zircônia.